segunda-feira, 4 de março de 2013

A Aldeia da Luz


              




De visita ao Alqueva, o maior lago artificial da Europa, e a 7ª maior barragem de Portugal, decidimos não ficar apenas pela área da barragem mas aproveitar para circundar o lago.
A calmaria que se sente nas margens do Guadiana deu vontade de comprarmos uma auto-caravana, estendermos as cadeiras e ficarmos logo por ali a pernoitar.
Mas a viagem prosseguiu até à Aldeia da Luz. Inaugurada em 2002, a Nova Aldeia da Luz foi construída a dois quilómentros da antiga aldeia cuja existência desapareceu nas águas do Guadiana. 
A antiga Aldeia da Luz, submersa pela albufeira do Alqueva e cuja origem remontava ao período Paleolítico e Neolítico, foi considerada o impacto social mais significativo da construção da Barragem do Alqueva, que ocupa agora uma área de cerca 2.040 hectares.
A Nova Aldeia foi construída com a preocupação da manutenção dos traços e bens patrimoniais anteriores, sendo também construído um Museu que procura manter a memória da antiga aldeia e suas gentes. 


No calor sereno do Alentejo, percorrer a Nova Aldeia da Luz faz-nos sentir de férias, mesmo que não o estejamos. Sentamo-nos tranquilos a observar a paisagem enquanto se sente o som do chocalhar do gado próximo e o zum zum dos insectos que por nós passam na sua azáfama indiferente.
E há coisas que valem a pena nestas alturas. Não é bom estar-se vivo para ter momentos destes?

Sem comentários: